publicado dia 3 de maio de 2013
Do Estadão

Com o objetivo de ampliar as matrículas na rede atual e aproveitar as vagas ociosas, a Prefeitura de São Paulo vai permitir que as creches formem turmas de idades misturadas, com crianças de 2 a 4 anos. A medida é vista com ressalvas por especialistas. As salas com crianças mais velhas receberão até três alunos menores. O limite oficial de 25 alunos para cada educador será mantido.
A expectativa da Secretaria Municipal de Educação é ampliar em 2% o preenchimento das vagas, atingindo o total de mais 4 mil alunos inseridos na rede. A ideia é otimizar a capacidade da rede conveniada. Hoje a capacidade de atendimento é de 214,9 mil crianças. No fim de abril, a secretaria contava com 4,3 mil vagas não ocupadas. A fila por vaga em creche hoje é de 94 mil crianças.
Para o coordenador da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Daniel Cara, a medida deve ser transitória. De acordo com ele, é complicado misturar faixas etárias. “Isso provoca uma dificuldade pedagógica. Uma criança de 2 anos ainda usa fralda, uma de 4 já começa a ser sensibilizada para conteúdos de pré-alfabetização.”