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publicado dia 1 de novembro de 2012

Redação: tudo o que você precisa saber para se dar bem

A principal mudança do Enem é a forma de correção da redação.

Cerca de 5 milhões de pessoas participam do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste final de semana. Uma das principais críticas da avaliação, em 2011, foi a redação. Mais de 120 estudantes entraram na Justiça para pedir vistas da prova por não concordarem com o resultado. Para evitar  que a situação se repita, o Ministério da Educação (MEC) anunciou este ano uma série de mudanças no sistema de correção da redação do Enem 2012. Outra novidade é que os alunos terão acesso aos exames corrigidos.

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Para orientar os estudantes, foi publicado um guia com informações sobre a nova correção dos textos, a proposta de redação de 2011 e exemplos de dissertações que foram avaliadas como nota 1.000 no ano passado. Produzido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o exemplar com 52 páginas foi distribuído em escolas públicas e está disponível para download na Internet.

Com base nesse material, o Portal Aprendiz responde às perguntas mais frequentes sobre a redação do Enem. Confira!

Que tipo de texto deve ser escrito na redação do Enem?
Deve ser escrito um texto em prosa – ou seja, não pode ser poesia – do tipo dissertativo–argumentativo, sobre um tema de ordem social, científica, cultural ou política. A redação deve defender uma tese, uma opinião a respeito do tema proposto, apoiada em argumentos consistentes e estruturados de forma coerente e coesa, além de apresentar uma proposta de intervenção social que respeite os direitos humanos.
[stextbox id=”custom” float=”true” align=”right” width=”250″]Tese: É a ideia que você vai defender no seu texto. Ela deve estar relacionada ao tema e deve estar apoiada em argumentos ao longo da redação.
Argumento: É a justificativa utilizada por você para convencer o leitor a concordar com a tese defendida. Cada argumento deve responder à pergunta “por quê?” em relação à tese defendida [/stextbox]

O que é um texto dissertativo-argumentativo?
É um texto opinativo que defende um ponto de vista sobre determinado assunto. Nele, a opinião é fundamentada com explicações e argumentos, tentando convencê-lo de que a ideia defendida está correta. É preciso, portanto, expor e explicar ideias. Daí a sua dupla natureza: é argumentativo porque defende uma tese, uma opinião, e é dissertativo porque se utiliza de explicações para justificá-la. A redação atenderá às exigências de elaboração de um texto dissertativo-argumentativo se:
1 – apresentar uma tese, desenvolver justificativas para comprovar essa tese e
uma conclusão que dê um fecho à discussão elaborada no texto, compondo o processo argumentativo.
2 – utilizar estratégias argumentativas para expor o problema discutido no texto e detalhar os argumentos utilizados.

A redação precisa ter título?
O título é opcional.

O que pode anular uma redação?
A redação receberá nota zero se apresentar pelo menos uma das características:
– fuga total ao tema;
– não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa;
– texto com menos de oito linhas;
– desrespeito aos direitos humanos;
– folha de redação em branco, mesmo que tenha sido escrita no rascunho; e
– impropérios, desenhos ou outras formas propositais de anulação;

Qual é o número ideal de linhas?
Não há um tamanho ideal, o importante é respeitar o mínimo de 8 e o máximo de 30 linhas.

O que mudou na correção da redação?
A redação do Enem continua sendo corrigida por dois avaliadores, mas agora se houver uma diferença de 200 pontos entre as notas, um terceiro corretor será chamado. Antes, essa releitura só era exigida se a discrepância fosse maior que 300 pontos.

A terceira leitura pode ocorrer também se as notas de pelo menos um dos cinco critérios de avaliação do texto diferirem em mais de 80 pontos entre as duas correções iniciais. Se mesmo depois da terceira correção ainda existir discrepância entre os resultados, uma banca examinadora com três pessoas é que dará a nota final.

Que competências serão avaliadas?
O desempenho dos alunos será avaliado em 5 itens:
1: Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita.
2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento, para desenvolver o tema dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos,opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

No geral, como é calculada a nota final da redação?
Cada avaliador pode atribuir uma pontuação entre 0 e 200 pontos para cada uma das cinco competências. A soma desses pontos compõe a nota total de cada avaliador, que pode chegar a 1000 pontos. A nota final do participante será a média aritmética das notas totais dos dois avaliadores.

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