Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Twitter Perfil no Youtube

publicado dia 28 de junho de 2012

Kassab cria apenas 33% das vagas prometidas em creches

Por Mayara Penina

Candidatos à Prefeitura de São Paulo discutem Programa de Metas da cidade.

Quatro candidatos a Prefeitura de São Paulo participaram nesta quinta-feira (28) do balanço do Programa de Metas apresentado pela Rede Nossa São Paulo. Fernando Haddad (PT), Carlos Gianazzi (Psol), Gabriel Chalita (PMDB) e Soninha Francine (PPS) debateram os problemas da cidade.

Se eleitos, todos se comprometeram a apresentar, em 90 dias após a posse, um plano de metas com 100 indicadores mínimos reivindicados pela sociedade civil apresentados pela Nossa São Paulo e divulgar o andamento anualmente.

O candidato José Serra e o prefeito Gilberto Kassab não estiveram presentes.

Com base nas informações divulgadas no site Agenda 2012, criado e mantido pela própria Prefeitura, o balanço mostra que, até o momento, foram cumpridas 81 das 223 metas pelo atual prefeito. O número corresponde a 36,77% do total previsto.

Fazem parte do grupo das metas não cumpridas as principais promessas de campanha de Kassab, como a construção de três novos hospitais e o fim da fila por vagas em creche (meta com apenas 33% de cumprimento). O objetivo era criar 62 mil vagas, mas o balanço mostra abertura de apenas 21 mil.

As metas não iniciadas e que devem ficar para a próxima gestão são a criação da Delegacia Ambiental da Zona Norte, de 200 clubes-escola e de novos Núcleos de Jovens Empreendedores.

[stextbox id=”custom” float=”true”]São Paulo foi a primeira cidade brasileira a aplicar o conceito de plano de metas inspirado na cidade de Bogotá, capital da Colômbia. A Lei foi aprovada em fevereiro de 2008, com uma emenda à Lei Orgânica do município. Gilberto Kassab (PSD) assumiu o cargo em 2009 com essa incumbência.[/stextbox]

A Nossa São Paulo propõe que se tenha como prioridades a eliminação dos “zeros” da cidade – há diversos distritos com zero leito hospitalar, acervo de livro em biblioteca pública, equipamento esportivo, centro cultural etc.

Educação

A jornada de sete horas (nas regiões leste, oeste, norte e sul) e o ciclo de nove anos no Ensino Fundamental (todas as regiões) foram duas das metras cumpridas na área da educação.

Ex-secretário estadual da Educação, Chalita, afirmou que vai ampliar o número de creches. “O que não pode é criança de 0 a 6 anos ficar desassistida”, afirmou.

Kassab também foi criticado pelo candidato do Psol, Carlos Gianazzi. “Uma gestão que não se volta para a educação infantil não tem compromisso com as áreas sociais”, avaliou.

Com mote do “novo” para São Paulo, o ex-ministro da educação Fernando Haddad, afirmou que, se eleito, quer garantir um tempo novo na cidade. “A ideia é assegurar tempo livre [à população] para usufruir de uma cidade educadora, que promove lazer e cultura. São Paulo deve voltar a ser reconhecida como produtora de políticas públicas inovadoras”.

Já Chalita pontuou que vai investir na economia criativa com a proposta de criar 30 novas salas de teatro no Centro. Disse que, se eleito, quer garantir escola em tempo integral para todas as crianças, desde a educação infantil.

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.