Desde 2005, a Associação Cidade Escola Aprendiz desenvolve projetos no centro de São Paulo, principalmente nas regiões da Luz e do Bom Retiro, buscando fomentar a constituição de um território educativo.
Entendendo que os territórios estão em constante transformação, os projetos conduzidos pela instituição reconhecem a memória local, valor manifesto na publicação São Paulo 450 Anos Luz, passando pela experiência modelo de aplicação do conceito bairro-escola que gerou as publicações Centro SP – Uma sala de aula e Trilhas da Cidadania: ensino de português para refugiados e solicitante de refúgio.
Nos anos de 2016 e 2017, um dos focos de atuação foi o projeto Integração Família – Rede Socioeducativa, financiado via Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FUMCAD), que fomentou o território educativo sob a perspectiva da valorização das identidades migrantes.
Dentro do panorama das infâncias migrantes em São Paulo – tema que embasou o projeto – compartilhamos as principais estratégias utilizadas para apoiar os processos de ensino-aprendizagem de crianças migrantes dentro e fora da escola, reconhecer e valorizar as múltiplas identidades e expressões culturais e estimular e promover o direito à cidade. Por trás de todas estas abordagens, está o entendimento das populações migrantes como co-autoras dos territórios em que vivem. As principais estratégias são:
- Diagnóstico: reconhecendo o bairro escola
- Escola: agente de transformação
- Articulação: caminhos para o bairro-escola
A proposta é que por meio dos conteúdos e ações apresentadas e sistematizadas neste especial seja possível inspirar novas atuações que respeitem as identidades e fomentem territórios educativos. Abaixo, é possível acessar cada uma das estratégias elencadas de forma detalhada.