Banco de práticas

PRÁTICAS PARA A PROMOÇÃO DA INTERCULTURALIDADE

ESCOLA

CEI DOM GASTÃO – CEI LAR CRIANÇA FELIZ – EMEI JOÃO THEODORO



O projeto Sabores e Saberes – receitas que atravessam tempos e espaços é uma iniciativa construída de modo intersetorial no bairro do Bom Retiro, centro de São Paulo. Contando com a participação de escolas, equipamentos públicos e organizações sociais, o projeto elegeu a culinária como saber catalisador de memórias, identidades e trajetórias das famílias migrantes e não migrantes que vivem no território.

EMEF ANTÔNIO DUARTE DE ALMEIDA



Professora da escola realiza rodas de conversa quinzenais com as imigrantes africanas mães dos alunos para falar sobre temas como o racismo, os direitos sexuais e reprodutivos, em um trabalho feito permanentemente dentro da escola.

EMEF DOM INFANTE HENRIQUE



A inciativa Escola Apropriada trata a migração como eixo narrativo fundamental do projeto político pedagógico da unidade escolar. Toda equipe de gestão e educadores trabalham no fomento ao protagonismo das crianças e participação das famílias na unidade. A EMEF faz parte das escolas associadas da Unesco e é referência no que se diz respeito à educação para imigrantes.

EMEI EDALZIR SAMPAIO LIPORONI



Com um projeto político pedagógico voltado ao acolhimento, a unidade escolar promove diversas atividades para valorizar as diversidades e a troca entre as culturas presentes na escola como a oficina Africa é aqui!

EMEF PAULO CARNEIRO THOMAS ALVES



A unidade escolar coordenada por um professor chileno realiza ações para que os alunos se sensibilizem para a história e diversidade cultural das Américas. O projeto “Identidade Latino-Americana” contempla os alunos migrantes e brasileiros, que produzem saraus na região, ocupam a casa de cultura, bibliotecas e exploram a cidade em exposições e espaços ligados à temática.

EMEF JOÃO THEODORO



Ao apresentar a brincadeira como uma linguagem universal, o projeto Brinca Mundo no Bom Retiro cria um terreno comum para conversas entre a comunidade escolar, famílias e crianças ao ativar, por meio do livre brincar, as memórias e afetos. O projeto realizou uma escuta ativa dos participantes, mapeou os lugares de brincar no bairro e realizou um dia de celebração com jogos, explorações sensoriais e brincadeiras.

EMEF DUQUE DE CAXIAS



A Aula Pública foi a estratégia da EMEF Duque de Caxias para integração de seus alunos com o território onde vivem. Preparo do roteiro, pactuação com os estudantes, estreitamento dos laços com a comunidade, envolvimento de diversas disciplinas e articulação com o currículo são os passos para construir uma aula para além dos muros da escola, ocupando os espaços públicos.

CIEJA PERUS



O projeto O Haiti é aqui…em Perus! reorganizou o currículo do Cieja Perus, de modo a integrar a comunidade haitiana que vive no bairro. Além formarem turmas para ensino reforçado de Português, História e Geografia do Brasil, a escola organizou a “Festa Cultural”, uma celebração de valorização da cultura haitiana que contou com música e culinária típicas do país caribenho. Como um dos resultados dessa integração, os alunos haitianos hoje planejam aulas de francês e creole abertas para toda a comunidade. Veja o vídeo sobre o projeto.