PRÁTICAS PARA A PROMOÇÃO DA INTERCULTURALIDADE
ESCOLA
CEI DOM GASTÃO – CEI LAR CRIANÇA FELIZ – EMEI JOÃO THEODORO
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O projeto Sabores e Saberes – receitas que atravessam tempos e espaços é uma iniciativa construída de modo intersetorial no bairro do Bom Retiro, centro de São Paulo. Contando com a participação de escolas, equipamentos públicos e organizações sociais, o projeto elegeu a culinária como saber catalisador de memórias, identidades e trajetórias das famílias migrantes e não migrantes que vivem no território.
EMEF ANTÔNIO DUARTE DE ALMEIDA
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Professora da escola realiza rodas de conversa quinzenais com as imigrantes africanas mães dos alunos para falar sobre temas como o racismo, os direitos sexuais e reprodutivos, em um trabalho feito permanentemente dentro da escola.
EMEF DOM INFANTE HENRIQUE
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A inciativa Escola Apropriada trata a migração como eixo narrativo fundamental do projeto político pedagógico da unidade escolar. Toda equipe de gestão e educadores trabalham no fomento ao protagonismo das crianças e participação das famílias na unidade. A EMEF faz parte das escolas associadas da Unesco e é referência no que se diz respeito à educação para imigrantes.
EMEI EDALZIR SAMPAIO LIPORONI
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Com um projeto político pedagógico voltado ao acolhimento, a unidade escolar promove diversas atividades para valorizar as diversidades e a troca entre as culturas presentes na escola como a oficina Africa é aqui!
EMEF PAULO CARNEIRO THOMAS ALVES
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A unidade escolar coordenada por um professor chileno realiza ações para que os alunos se sensibilizem para a história e diversidade cultural das Américas. O projeto “Identidade Latino-Americana” contempla os alunos migrantes e brasileiros, que produzem saraus na região, ocupam a casa de cultura, bibliotecas e exploram a cidade em exposições e espaços ligados à temática.
EMEF JOÃO THEODORO
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Ao apresentar a brincadeira como uma linguagem universal, o projeto Brinca Mundo no Bom Retiro cria um terreno comum para conversas entre a comunidade escolar, famílias e crianças ao ativar, por meio do livre brincar, as memórias e afetos. O projeto realizou uma escuta ativa dos participantes, mapeou os lugares de brincar no bairro e realizou um dia de celebração com jogos, explorações sensoriais e brincadeiras.
EMEF DUQUE DE CAXIAS
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A Aula Pública foi a estratégia da EMEF Duque de Caxias para integração de seus alunos com o território onde vivem. Preparo do roteiro, pactuação com os estudantes, estreitamento dos laços com a comunidade, envolvimento de diversas disciplinas e articulação com o currículo são os passos para construir uma aula para além dos muros da escola, ocupando os espaços públicos.
CIEJA PERUS
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O projeto O Haiti é aqui…em Perus! reorganizou o currículo do Cieja Perus, de modo a integrar a comunidade haitiana que vive no bairro. Além formarem turmas para ensino reforçado de Português, História e Geografia do Brasil, a escola organizou a “Festa Cultural”, uma celebração de valorização da cultura haitiana que contou com música e culinária típicas do país caribenho. Como um dos resultados dessa integração, os alunos haitianos hoje planejam aulas de francês e creole abertas para toda a comunidade. Veja o vídeo sobre o projeto.
