Apresentação

O especial Infâncias Migrantes em São Paulo, desenvolvido pelo Aprendiz com apoio do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Fumcad), é resultado de dois anos de atuação do Projeto Integração Família – Rede Socioeducativa.

A iniciativa, implementada no bairro do Bom Retiro, localizado no centro da capital paulista, buscou apoiar famílias migrantes nos processos de participação junto a escolas, serviços e agentes do territórioComo principal estratégia, o projeto mobilizou redes locais, enfatizando a garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes, na perspectiva da Cidade Educadora.

O conteúdo disponibilizado neste site pretende contribuir para as discussões e reflexões acerca das condições de vida das crianças em contexto migratório que hoje vivem na cidade de São Paulo. A proposta é que as informações possam subsidiar ações da sociedade civil e do poder público comprometidas com a garantia dos direitos fundamentais dessa população.

Para isso, o especial está estruturado em dois grandes eixos:

O primeiro se propõe a apresentar e refletir o panorama das crianças em contexto migratório que vivem em São Paulo a partir de duas perspectivas essenciais e complementares para o desenvolvimento integral da infância: a do direito à educação e a do direito à cidade.

O segundo, por sua vez, relata as principais estratégias utilizadas pelo projeto Integração Família – Rede Socioeducativa para apoiar os processos de ensino-aprendizagem de crianças migrantes dentro e fora da escola. São elas: diagnóstico do território; diálogo com a escola e articulação das redes.

Boa leitura!

 

Ficha técnica 

Realização: Associação Cidade Escola Aprendiz

Coordenação: Raiana Ribeiro e Dayana Araújo

Infográficos: Michele Gonçalves

Edição e Revisão: Thais Paiva

Redação: Géssica Brandino, Jessica Moreira, Raiana Ribeiro, Dayana Araújo

Especialistas consultados: Irene Quintás – Arquiteta e urbanista, criadora da Rede Ocara|  Adriana Friedmann – Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Simbolismo, Infância e Desenvolvimento NEPSID e do Mapa da Infância Brasileira |  Ana Estela Haddad, coordenadora do programa São Paulo Carinhosa de 2013 a 2016 | Juliana Cardoso, parlamentar autora do Plano Municipal da Primeira Infância e integrante da Comissão da Criança e do Adolescente da Câmara Municipal | Natacha Costa – Diretora Executiva da Associação Cidade Escola Aprendiz | Jobana Moya e Andrea Caramantes – Base Warmis – Convergência das Culturas |  Rocio Quispe  – Si yo puedo | Antônio Andrade – Bolívia Cultural | Paulo Iles Centro de Direitos Humanos e Cidadania do Imigrante (CDHIC) | Giovana Modé –  coordenação executiva da Campanha Latino-Americana pelo Direito à Educação | Patricia Tavares de Freitas – Pesquisadora do Núcleo de Democracia e Ação Coletiva (NDAC), do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP) | Adriana de Carvalho – Coordenadora da área de educação para imigrantes do Núcleo Étnico e Racial da Secretaria de Educação 2013-2016.
Publicação: Dezembro/2018