De forma a estimular o estudo necessário para o vestibular da ETEC Heliópolis, o Cursinho Preparatório para o Vestibulinho de Heliópolis realiza trilhas pedagógicas com os alunos. Percorrendo as ruas do bairro, adolescentes veem refletidas nas casas e edifícios a memória das políticas públicas de moradia e as lutas dos movimentos sociais locais. Em diálogo com lideranças locais, passam de casa em casa para ouvir histórias. Ao mesmo tempo verificam aspectos gerais relacionados à moradia como saneamento, saúde, transporte e coleta de lixo. A partir das observações, discutem os elementos da prova como matemática, geografia, história, física, etc.

Planeje

  • Identifique o tema norteador da trilha educativa, de acordo com a história ou vocação local;
  • Elabore o percurso junto a lideranças e educadores, de acordo com o conteúdo a ser trabalhado;
  • Elabore um roteiro com dicas de pesquisa e principais itens a observar durante o trajeto. No caso de haver mais de um percurso, defina se os roteiros serão iguais ou distintos para cada grupo;
  • Compartilhe com a comunidade sobre a atividade, de forma que aqueles que se interessem em contar sua história possam se programar para estar à disposição dos estudantes.

Implemente

  • Divida a turma por percurso e por questões a serem observadas durante a caminhada;
  • Distribua os roteiros e discuta o papel de cada um durante a trilha;
  • Estimule a observação dos mais diversos pontos e a coleta de dados durante o percurso, com o registro em papel, por fotografia ou outros recursos disponíveis;
  • Ao longo do trajeto, permita que a liderança local pare nos pontos em que julgar necessários para falar da história local;
  • Estimule os estudantes a conversarem com as pessoas na rua e compartilharem seus conhecimentos sobre a memória local e como fazem parte dela;
  • De volta à sala, estimule o compartilhamento de impressões e histórias recolhidas entre os grupos;
  • A partir dos dados recolhidos, trabalhe os conteúdos acadêmicos necessários.

Registre e Avalie

  • Sistematize os dados, realize a troca com o restante da comunidade e interprete o que foi visto junto aos estudantes;
  • Converse a respeito da atividade realizada, avaliando o entendimento dos conceitos a partir da vivência;
  • Encoraje os alunos se perceberem como fonte de conhecimento e que a partir da observação, podem descobrir a respeito de uma infinidade de assuntos.
As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.