Prática pedagógica: Seminário de Educação
A comunidade de Heliópolis organiza desde 2012 o “Seminário Heliópolis, Bairro Educador”, articulando educadores e educadoras de projetos sociais, escolas e outros equipamentos públicos do bairro em torno de temas relevantes para as pessoas naquele momento. O Seminário é organizado a partir de um processo de escuta desses mesmos educadores, a partir do qual diversas atividades simultâneas são definidas. Os debates são realizados com convidados de Heliópolis, de Universidades parceiras, do poder público ou de outros movimentos sociais.
Planeje
- Articule educadores, equipamentos públicos, movimentos e projetos sociais para que realizem uma “parada pedagógica” no mesmo dia (data em que se realizará o Seminário);
- Faça reuniões entre os representantes dos equipamentos envolvidos para identificar conjuntamente as demandas de formação, temas relevantes e pessoas interessantes que possam contribuir para os educadores em questão;
- Defina temas de maior abrangência que possam englobar mais de uma demanda, agrupando as diferentes discussões;
- Convide especialistas e pessoas que tenham alguma relevância na temática para participar das mesas definidas;
- Estabeleça canais de informação e comunicação com parceiros e equipamentos.
Implemente
- Incentive que escolas e demais equipamentos se envolvam no processo de organização do Seminário;
- Articule e compartilhe as definições com as famílias, os educadores e estudantes envolvidos;
- Organize o espaço para recepção de todos os convidados e distribuição das mesas de discussão;
- Realize o evento com os educadores e demais membros envolvidos;
- Estimule a discussão, o compartilhamento de ideias e experiências entre os participantes.
Registre e Avalie
- Difunda o evento entre educadores e movimentos sociais de outras regiões e bairros;
- Fotografe e filme as discussões, se possível;
- Crie mecanismos para receber sugestões a respeito das temáticas e formato do Seminário;
- Repense os temas sistematicamente;
- Incentive outros locais a realizarem o seu próprio seminário, podendo ter temas e ações em comum.