Em um movimento de resgate de histórias e memórias, as professoras da EMEI Prof. Camillo Ashcar juntaram-se para redescobrir brincadeiras tradicionais das famílias de seus alunos. Muitas dessas brincadeiras estavam caindo no esquecimento e puderam ser retomadas, incentivando a relação entre as gerações, além de estimular o uso do corpo, o equilíbrio e o ritmo. O redescobrimento das brincadeiras é feito em diálogo com os pais e familiares, que visitam à escola para recontar suas infâncias e ensinar canções e jogos aos pequenos.

Planeje

  • Estude o que é o brincar, sua importância para o desenvolvimento das crianças e suas diversas manifestações em diferentes épocas e territórios;
  • Apresente o que foi estudado para toda a comunidade escolar, em especial aos familiares;
  • Faça um levantamento com as famílias de quais brincadeiras eram realizadas em suas infâncias;
  • Estimule os pais a resgatarem em suas memórias como eram exatamente essas brincadeiras, a fim de poder ensiná-las às crianças;
  • Convide os familiares a virem em diferentes dias apresentar suas memórias e brincadeiras às crianças.

Implemente

  • A partir do levantamento realizado com as famílias, descubra quais brincadeiras os estudantes já conhecem e quais ainda não;
  • Um dia antes da visita, faça uma roda de conversa com as crianças, explicando quem virá, à família de qual aluno pertence, o que o convidado vem fazer na escola e que brincadeira apresentará;
  • Deixe o convidado livre para contar sua história, falar sobre sua infância e apresentar sua brincadeira – seja ela um jogo, uma canção, um brinquedo ou a interação com elementos da natureza;
  • Após a apresentação, permita que as crianças, por sua vez, ensinem ao convidado uma brincadeira que já conheçam e gostem, incentivando assim o compartilhamento entre as gerações;
  • Estimule que as crianças reproduzam as brincadeiras aprendidas em outros momentos;
  • Construa os brinquedos com as crianças, a partir dos materiais disponíveis na escola ou eu seu entorno;
  • Incentive que outros professores e funcionários também tragam suas memórias de infância e experiências, ampliando a relação de brincadeiras resgatadas.

Registre e Avalie

  • Tabule os resultados do levantamento feito com as famílias, fazendo um relação das origens das brincadeiras, quais mais se repetem, quais eram as preferidas e porquê, e quais são exclusivas de uma localidade ou período;
  • Registre as brincadeiras ensinadas no diário dos alunos, para que as demais famílias possam ter contato com o que foi descoberto;
  • Faça fotos e vídeos das visitas, incentivando a manutenção das memórias e a reprodução das brincadeiras.
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