Todo início de ano, as professoras da EMEI Chácara Sonho Azul, acompanhadas pela diretoria, realizam uma caminhada no entorno da escola. O passeio tem como objetivo criar sensação de pertencimento, recebendo as professoras recém chegadas ou estreitando os laços daquelas que já trabalham ali. A partir desta apropriação, evidenciam-se os problemas do bairro, descobrem-se as barreiras e dificuldades do território, e o corpo docente conhece onde moram seus alunos. Ao mesmo tempo, visualizam-se as possibilidades educativas que aquele local propicia. Cada ano novas potências são percebidas no território, gerando discussões que podem ser incorporadas ao cotidiano da escola.

Planeje

  • Organize o calendário do ano letivo e, antes do início das aulas, escolha uma data em que todos os professores estejam presentes;
  • Converse com os moradores do bairro e escolha um que, dentre eles, esteja disponível no dia escolhido e possa ser o acompanhante do grupo, apresentando-lhes o território;
  • Com este acompanhante escolhido e um ou dois representantes da escola, pense o itinerário a ser realizado no dia. Pense nos potenciais educativos que a região apresenta. Não é necessário definir com precisão, apenas ter noção da direção para poder produzir os mapas;
  • Produza e imprima os mapas da região a ser visitada.

Implemente

  • Incentive as professoras a virem no dia com roupas confortáveis e de acordo com o clima. Fará sol? Irá chover? A caminhada é importante para o desenvolvimento do ano escolar e deve acontecer independente do tempo;
  • No dia escolhido, reúna os professores em frente à escola e apresente o guia escolhido – quem é ele ou ela? onde mora? há quanto tempo vive no bairro?
  • Mostre aos participantes o mapa e por onde irão caminhar. Durante o trajeto, não é necessário o uso constante do mapa, este serve apenas como referência;
  • Permita que o grupo caminhe com liberdade, de acordo com os conhecimentos e histórias contadas pelo convidado. Conte também a história da Escola a partir do território. Como surgiu? Quais os traços da atuação da Escola já existente no bairro?
  • Estimule o registro da caminhada, seja através de desenhos e escritas, ou através da fotografia;
  • Permita-se estar nos lugares e experimentá-los. Pare e observe. Discuta com o grupo cada um dos locais por onde passar. Quais os problemas encontrados ali? E as potencialidades? Este local sempre foi assim?
  • Converse com os atores locais: moradores, trabalhadores, crianças, transeuntes. O que fazem ali? O que lhes agrada ou desagrada naquele local? Há alguma história marcante sobre o bairro que gostaria de compartilhar com o grupo?

Registre e Avalie

  • Reúna os professores após a caminhada e discuta o itinerário realizado. O que puderam observar? O que viram de novo? Quais as potencialidades?
  • Faça um registro em conjunto do dia, seja uma ata, um caderno de depoimentos ou um álbum de fotos;
  • Incentive o debate sobre formas de apropriar-se do território. Como incluir o bairro no cotidiano da escola? Que lugares é possível visitar e ocupar com os alunos?
  • Compartilhe os aprendizados com outros professores, funcionários e pais de alunos.
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