Os jovens frequentadores da Liga Solidária mapeiam e registram lugares importantes, caminhos significativos, potenciais e fragilidades do seu território através do projeto “Olhares Educativos – O Território na Lente dos Adolescentes”. Memória, cultura e pertencimento são trabalhados via educomunicação em conjunto com a arte-educação. São realizadas saídas de campo com a missão do registro e da reportagem no eixo definido, a partir da qual retornam com matéria prima para os produtos e veículos produzidos pelos autores juvenis: fotografias, mapas, desenhos, textos, jornal mural e blog.

Planeje

  • Defina o cronograma do projeto, considerando disposição e disponibilidades de todos os envolvidos;
  • Delimite coletivamente o território a ser mapeado;
  • Escolha as ferramentas e recursos a serem utilizados, bem como métodos e atividades: foto, colagem, entrevista, etc.
  • Estabeleça vínculo com os demais educadores do projeto e os adolescentes participantes para que haja efetivo aprendizado.

Implemente

  • Desperte discussões através de questões como: De qual ou quais comunidades estamos tratando? A qual cidade pertencemos? O que meu bairro diz para mim?
  • Estimule o uso da visão sobre o espaço urbano a partir de diferentes disparadores: desenho de observação, cartografia social, fotografia e reportagem;
  • Encoraje a observação de diferentes tamanhos, volumes, abrangências, direções, trajetos, sentidos e uma gama de sentimentos embutidos na definição do território a ser registrado;
  • Encoraje diferentes perspectivas com práticas que permitam representações, traduções e interpretações dos adolescentes partindo de seus próprios olhares;
  • Valorize os pontos de vista apresentados, aproveitando as diversas abordagens que a arte-educação e a educomunicação oferecem.

Registre e Avalie

  • Ao longo de todo o processo, sistematize as discussões proporcionadas pelos diferentes recursos e olhares;
  • Construa um produto, sejam desenhos, textos, jornal mural ou blog, a partir de todos os recursos coletados;
  • Realize conversas sistemáticas a respeito do que vem sendo realizado, de forma a levantar os pontos positivos e negativos do processo.
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