Prática pedagógica: Parque Sonoro
A partir de estudos do som e brincadeiras musicais, as crianças da EMEI Profª Carolina Ribeiro tiveram contato com manifestações da cultura popular e demonstraram interesse em conhecer diferentes instrumentos. Membros da comunidade e do entorno foram convidados a compartilhar seus conhecimentos em música e realizar apresentações na escola. Após toda experiência, foram construídos instrumentos (cada turma possui sua caixa sonora tanto com instrumentos convencionais quanto com os construídos), e está em fase de implantação um Parque Sonoro para a vivência no espaço escolar.
Planeje
- Realize estudos sobre o som, ouça e faça registros sonoros, discuta sobre as diferentes manifestações da cultura popular;
- Forme os professores envolvidos no projeto para trabalhar questões relacionadas ao som, aos instrumentos e à música;
- Divulgue o projeto para toda a comunidade escolar;
- Convide familiares e funcionários a compartilharem suas experiências sonoras, músicas preferidas e resgatar canções populares;
- Faça contato com a comunidade do entorno, descobrindo projetos e/ou pessoas que trabalhem com música e incentive-os a compartilharem seus trabalhos.
Implemente
- Vivencie o som e as diferentes sonoridades com as crianças através de brincadeiras musicais;
- Faça um trabalho de resgate da memória e música com familiares e vizinhança, retomando aspectos e manifestações da cultura popular;
- Convide e incentive voluntários, sejam familiares ou membros da comunidade, a realizarem uma apresentação na escola;
- Apresente os mais variados instrumentos às crianças, demonstrando as diferentes sonoridades;
- Produza novos instrumentos com materiais naturais ou reciclados, inspirados naqueles apresentados pelos membros da comunidade ou na sonoridade desejada;
- Pendure os instrumentos produzidos pela escola ou em um local determinado para isso, configurando um espaço de experimentação sonora;
- Realize uma festa ou momento de celebração em que cada um dos instrumentos possa ser utilizado e apresentado à comunidade escolar;
- Incentive o contínuo uso dos instrumentos produzidos e a constante realização de brincadeiras musicais com os estudantes.
Registre e Avalie
- Registre o processo de construção dos instrumentos e brincadeiras, documentando o resgate da cultura popular;
- Compartilhe os registros com os demais professores da escola. Eles podem subsidiar outras práticas pedagógicas;
- Incentive a constante busca por novas sonoridades e o trabalho a respeito das linguagens artísticas em diversos momentos do cotidiano das crianças.