A fim de estimular o olhar crítico, a comunicação e ampliar o universo cultural e intelectual dos estudantes, a EMEF Prof. Roberto Mange organiza com seus alunos uma imprensa jovem. Os participantes organizam-se ao longo do ano para cobrir eventos, fazer entrevistas e estudar as mais diversas temáticas, elaborando publicações em formato de boletins, jornais, murais, programas de rádio e vídeos. O projeto incentiva o uso de diferentes fontes de informação, promove a inclusão midiática e tecnológica, além de propiciar reflexões sobre a ética e seu uso em ambientes físicos e virtuais.

Planeje

  • Articule a Equipe Gestora da Unidade Escolar, considerando o alcance que o projeto poderá ter na escola;
  • Divulgue o projeto para a comunidade escolar, explicando seus objetivos, formato, atividades gerais e tempo de duração;
  • Abra inscrições para professores e alunos que queiram participar do projeto;
  • Defina o período na semana em que serão feitas as reuniões e no qual os alunos terão o espaço para socializar entre si e com outros alunos interessados em aprender como lidar e produzir conteúdos educomunicativos;
  • Estabeleça, com os professores coordenadores e os alunos do projeto, quais os temas para cada um desses encontros e se haverá alunos convidados;
  • Forme as equipes de trabalho, definindo funções e responsáveis por cada uma das diferentes mídias – rádio, jornal mural, jornal digital, blog e redes sociais.

Implemente

  • Prepare os alunos e professores envolvidos no programa para lidar com as diferentes mídias, desde a produção, aspectos técnicos e veiculação;
  • Defina quais as pautas de cada uma das mídias e qual serão, em linhas gerais, os conteúdos a serem publicados;
  • Organize o calendário de eventos internos e externos para os quais há interesse de cobertura e estabeleça quais equipes farão o acompanhamento de cada um deles;
  • Estimule os participantes a buscarem novas pautas e fontes de informação durante o desenvolvimento de cada produção;
  • Organize saídas, visitas a distintos espaços e eventos, entrevistas e conversas ao longo de todo o ano, fomentando o melhor desenvolvimento das produções;
  • Realize rodas de conversa semanais para discussão de formatos, conteúdos e pautas, e elaboração de cada uma das produções de acordo com as divisões estabelecidas;
  • Divulgue continuamente as produções das diferentes mídias entre toda a comunidade escolar.

Registre e Avalie

  • Elabore atas durante as reuniões, anotando as atividades realizadas, planejamento para a semana e considerações a respeito do que já foi cumprido;
  • Realize rodas de conversa com os participantes para discutir suas atitudes e produções, verificando como se desenvolveram nos mais diversos âmbitos, como trabalho em grupo, autonomia, domínio dos processos de produção, expressão oral e escrita, postura crítica em relação aos meios de comunicação em geral, autoria, criatividade e cooperação;
  • Avalie o processo do projeto com o grupo e a equipe gestora, elaborando um instrumento escrito e pensando as melhorias e ajustes para o ano letivo seguinte. 
As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.