Prática pedagógica: Grafite
Através do Projeto Grafite, a Organização Liga Solidária explora o território do bairro do Jd. Educandário, em São Paulo. A organização e as adolescentes constroem juntas um mapeamento informal do território, identificando espaços na comunidade que tem potencial de ser ocupados por esta arte de rua, o grafite. Através da arte, possibilitam a identidade da comunidade em espaços públicos, integrando a Organização com o entorno, e almejando a educação integral dos jovens na comunidade.
Planeje
- Pesquise e mapeie o território para descoberta de espaços com potenciais educativos e que possam ser pintados com grafite;
- Articule com os atores do território a fim de conseguir licença para intervenção, tanto em locais públicos como privados;
- Obtenha os materiais e recursos necessários para realização dos murais;
- Defina o cronograma das ações e o dia de pintura do mural.
Implemente
- Reflita, junto aos educandos do projeto, sobre a arte do grafite, o suporte utilizado para tal e sobre os espaços disponíveis no território;
- Realize oficinas, buscando a identidade do grupo, conectada aos eixos pedagógicos norteadores do programa em que esteja inserido;
- Uma vez identificada a identidade do grupo, discuta as temáticas a serem trabalhadas e expostas com o trabalho, como empoderamento e valorização de mulheres na arte, por exemplo;
- Defina e crie coletivamente quais serão as propostas de murais a serem realizados;
- Propicie momentos de leitura de imagens e referências de artistas urbanos, de forma que os educandos compreendam e se identifiquem com a arte de rua e suas vertentes;
- Estimule o desenvolvimento de pesquisas de imagens para a criação das etapas do processo criativo que dialogue com o espaço a ser explorado e transformado (previamente acordado com os atores do território);
- Produza protótipos e rascunhos do grafite a ser pintado;
- Realize a ação de grafite e pintura do mural no território.
Registre e Avalie
- Ao longo processo, registre a produção através de fotografias e vídeos;
- Reúna os diferentes rascunhos e protótipos dos grafites a fim de ter um registro do processo de criação;
- Converse com a comunidade a fim de ter um retorno a respeito da arte produzida.