O território do Campo Limpo é rico em possibilidades de interação com o meio ambiente. Ao menos uma vez por ano, a EMEI Chácara Sonho Azul se mobiliza para ter um dia inteiro dedicado ao brincar com a natureza, incentivando o contato das crianças com os mais diversos elementos. Este dia acontece no entorno da Represa Guarapiranga, com visita ao Parque Ecológico do Guarapiranga, seu viveiro e o Museu do Lixo.

Planeje

  • Discuta com os professores sobre o brincar na natureza: o que se pode ou não fazer? Desmistifique medos e inseguranças;
  • Forme os professores a respeito do brincar com a natureza;
  • Disponibilize material de referência, como livros e filmes, e incentive a visita a exposições e parques;
  • Organize a disponibilidade dos ônibus escolares de forma que seja possível levar todas as crianças. Se for preciso, remaneje os dias e horários dos ônibus;
  • Organize o lanche. Será fornecido pela escola ou pelos próprios alunos? No segundo caso, avise as famílias com antecedência e incentive a realização de um lanche coletivo;
  • Faça o contato prévio com as instituições que irão receber os estudantes, combinando horários e atividades;
  • Organize o itinerário do dia, com horários de saída, lanche, visitas e momento para o livre brincar. Note que não se trata de um cronograma rígido, mas apenas um guia para as atividades do dia, podendo ser alterado na hora.

Implemente

  • Divida os alunos em grupos;
  • Brinque com o maior número de materiais, cores e elementos disponíveis no local;
  • Incentive a criatividade a partir dos elementos terra, fogo, água e ar;
  • Incentive discussões sobre ecologia, meio ambiente, ciclos da natureza, fauna e flora, reciclagem e destinação de lixo;
  • Esteja disposto a ouvir, observar e brincar com os estudantes.
  • Sensibilize-se sobre as manifestações e perguntas que surgirem, estando disposto a perceber a dinâmica do grupo e mudar o cronograma previamente estabelecido.

Registre e Avalie

  • Faça o registro das observações e escutas realizadas, buscando compreender o repertório das crianças, como elas se relacionam em grupo, individualmente, e como interagem com os elementos da natureza;
  • Compartilhe seus registros com os demais professores da escola. Eles podem subsidiar outras práticas pedagógicas;
  • Incorpore a prática pedagógica ao cotidiano da escola, realizando adaptações em função dos elementos naturais presentes no entorno imediato da instituição; 
  • Incentive as brincadeiras com elementos da natureza em outros momentos da rotina das crianças.
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