Crise climática: o que pensam as novas gerações?

A pesquisa Adolescentes, Jovens e Mudanças Climáticas no Brasil mapeou, a partir da escuta de 200 estudantes de 12 a 18 anos, de escolas públicas e privadas em 10 capitais, as principais percepções de adolescentes e jovens brasileiros sobre as mudanças climáticas.

Inédita, a pesquisa foi realizada pelo Centro Internacional de Estudos e Pesquisas sobre a Infância (CIESPI/PUC-Rio), com o apoio da Fundação José Luiz Egydio Setúbal e Nova Institute, e parceria da Cidade Escola Aprendiz, por meio do programa Educação e Território.

Conheça abaixo os principais dados e achados da pesquisa.

Expediente

Especial Adolescentes, jovens e mudanças climáticas no Brasil 

Cidade Escola Aprendiz
Coordenação técnica: Lia Salomão, Raiana Ribeiro, Roberta Tasselli e Tory Helena
Edição: Tory Helena e Larissa Alves
Reportagem: Nataly Simões
Conteúdo digital: Larissa Alves
Design: Glaucia Cavalcante
Tecnologia da Informação: André Keher e Carlos Souza
Gestão do Programa Educação e Território: Lia Salomão 
Direção institucional: Paula Patrone 
Direção de Programas: Raiana Ribeiro 
Direção de Comunicação para o Desenvolvimento: Roberta Tasselli 

Ciespi/PUC-Rio
Coordenação: Irene Rizzini (PUC-Rio/DSS/CIESPI)
Coordenação executiva: Maria Cristina Bó
Consultoria internacional: Malcolm Bush
Co-Coordenação e pesquisa: Renata Mena Brasil do Couto
Pesquisa e comunicação: Carolina Terra
Pesquisa e tradução: Mariana Menezes Neumann

Pesquisa Adolescentes, Jovens e Mudanças Climáticas no Brasil
Redação: Irene Rizzini, Renata Mena Brasil do Couto e Mariana Menezes Neumann
Revisão: Paula Caldeira

Entrevistadores de campo
Antônio Carlos da Silva (Fortaleza, CE), Caroline de Souza Araujo e Priscila Alves Fernandes da Silva (Rio de Janeiro, RJ), Cíntia Ramos Félix (Goiânia, GO), Juliana de Arruda Castro (Brasília, DF), Larissa Silva Jorge, Érico de Quadros Scheffer da Rosa, Ana Paula Motta Costa e Helena Lucca (Porto Alegre, RS), Mariana Menezes Neumann (São Paulo, SP), Milane Lima Reis (Manaus, AM), Raquel Serra Rebouças (Salvador, BA), Stella Barbosa Pereira e Anna Clara Silva da Silva (Belém, PA) e Vanessa Medianeira da Silva Flôres (Curitiba, PR).



Educação e Território 
Iniciativa da Cidade Escola Aprendiz que, por meio de projetos e experiências voltadas à integração entre comunidades, organizações sociais, equipamentos públicos e escolas, apoia a constituição de Territórios Educativos e colabora para o desenvolvimento integral de todas e todos, em especial de crianças, adolescentes e jovens.

Centro Internacional de Estudos e Pesquisas sobre a Infância
Centro de estudos e de referência associado à Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), dedicado ao desenvolvimento de pesquisas e projetos sociais voltados a crianças, adolescentes, jovens e seus elos familiares e comunitários. Tem como meta subsidiar políticas e práticas sociais para esta população, contribuindo para o seu desenvolvimento integral e para a promoção e defesa dos seus direitos.