Perfil no Facebook Perfil no Instagram Perfil no Youtube

publicado dia 20 de julho de 2012

Unesp quer criar mestrado em desenvolvimento territorial na América Latina e Caribe

A Cátedra Unesco de Educação do Campo e Desenvolvimento Territorial da Unesp enviou à Capes – Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior, em junho, proposta de criação do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial na América Latina e Caribe.

A iniciativa da Cátedra, vinculada ao Instituto de Políticas Públicas e Relações Internacionais – IPPRI da Unesp, em parceria com a Via Campesina, é resultado de experiência que levou à formação de 47 professoras e professores de geografia formados em 2011 graças a convênio com o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária.

Em agosto de 2011, por meio de acordo com o Programa de Pós-Graduação em Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp, Câmpus de Presidente Prudente, foi iniciada a primeira turma de 14 alunos no mestrado em Geografia, que cursaram 10 disciplinas nos dois últimos semestres.

Diferenciada em sua proposta por atender populações camponesas e indígenas orientando seus processos de desenvolvimento, a proposta agora apresentada representa uma ação inovadora de pós-graduação.

O projeto conta com o apoio da Unesco, Clacso e Via Campesina que começaram trabalhos junto com a Cátedra Unesco de Educação do Campo e Desenvolvimento Territorial para a criação de uma Rede Latino-Americana de Programas de Pós-Graduação, com a participação da Unesp, Universidad Autónoma de Xochimilco (México); Universidad Nacional de Córdoba (Argentina) e Universidad Mayor de San Andrés (Bolívia).

Juntas, elas têm como objetivo contribuir com o desenvolvimento de um Programa de Mestrado, que entra agora em sua fase final de implementação com previsão de uma turma em meados de 2013.

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.